Local: Engenheiro Correa, Itabirito, Minas Gerais. 

Parceiro: Fundação Vale

Proposta

O La Pimentaria nasceu como toda grande ideia, em um bom papo de amigos cheio de ânimo e de muita pimenta. Com muita inspiração e transpiração, como todo bom molho deve ser, a conversa acabou se desdobrando e se transformando.  As criações dos molhos de pimenta têm, por trás da geração de renda do negócio, a ideologia de incentivar e produzir apenas pimentas naturais e orgânicas. Além disso, as pimentas são fornecidas por pequenos produtores próximos à fazenda onde fica o empreendimento, em Itabirito, Minas Gerais. Os empreendedores acreditam o quanto essa parceria, que se transformou em um encadeamento produtivo, é importante para a qualidade dos produtos e para o desenvolvimento sustentável, respeitando terras e colheitas. O que começou com ensaios gastronômicos, hoje está pronto para dominar o mercado, alcançar novos horizontes e incentivar a produção local. Dentro desse contexto de rede de trabalho para o bem a proposta para esse grupo é contribuir com mecanismos para realizar a produção sustentável de pimentas, implementando uma plantação orgânica que permite agregar valor de forma estruturada, envolvendo pequenos produtores locais, abrindo mercados mais robustos e rentáveis.

O Grupo

O La Pimentaria é um empreendimento de produção de pimentas e molhos de pimentas, com o intuito de gerar renda para os empreendedores que iniciaram o negócio para viver da venda desses produtos.  Atualmente é composto por 3 empreendedores fazem a gestão de um negócio social coletivo envolvendo mais 10 grupos de agricultores familiares. Com o projeto “+ Pimentas”, o La Pimentaria estimula o encadeamento produtivo, em parceria com a Associação dos Produtores de Agricultura Familiar de Itabirito – APAFI, a EMATER e a Secretaria de Agricultura do Município. Por meio desse projeto, são fornecidas mudas e subsídios necessários para o início do cultivo de pimentas, com apoio técnico dos parceiros respeitando a melhor forma de produção sustentável para o agricultor e o empreendimento.

Execução

estimular o melhor desempenho do La Pimentaria e seu crescimento contínuo e sustentável, é o foco desse trabalho. Isso ocorre por meio da estruturação dos processos para uso de ferramentas de gestão customizadas, promovendo o aprimoramento dos produtos, criando novos mecanismos de aumento da capacidade produtiva, do manejo da matéria prima, aumentando as ações de acesso à mercado, buscando um incremento significativo de renda. Essas ações promoveram a autonomia do negócio e, principalmente, dos empreendedores, contribuindo para que os mesmos criem mecanismos de sustentabilidade mais adaptados para que o negócio, de forma autônoma, busque acesso a novos mercados. 

Principais Resultados

  • Capacitação dos produtores em Empreendedorismo e Gestão;
  • Elaboração de um modelo de negócio apropriado para o crescimento e alcance de novos mercados;
  • Implementação de processos de gestão financeira, produção e de modelo de negócio;
  • Criação de mecanismos e ferramentas práticas para manejo sustentável da terra dos produtores locais envolvidos no projeto + Pimentas, ampliando a produção;
  • Abertura de novos mercados;
  • Utilização ativa de canais virtuais para ampliar as vendas;
  • Estruturação de um encadeamento produtivo, a partir do programa + Pimentas.

Depoimento

“O Instituto Criare nos proporcionou conexões incríveis. Foi possível revisar métricas e nossa proposta de valor ao longo do projeto. Como empreendedor, junto ao Criare, identificamos nossas dores e trabalhamos na melhoria delas, remodelando o necessário e colocando o negócio no rumo certo.”

Gabriel da Mata

Galeria de Fotos

Instituto Criare