Solução
O Instituto Criare atua como um hub de ativação de ambientes de empreendedorismo que apoia o fortalecimento do sujeito, orientando no alcance da autonomia plena e sustentável, atuando no desenvolvimento e realização do potencial empreendedor que existe em cada um e direcionando para ações práticas e efetivas de mudança de visão de mundo através do empreendedorismo. Por acreditar que o caminho para o desenvolvimento humano sustentável passa pela integração entre os desenvolvimentos econômico, social, cultural e ambiental, focamos nas ações educação e geração de trabalho e renda, com base na identidade local e no desenvolvimento territorial, como eixo principal para a geração de valor compartilhado.
Desenvolvimento do Perfil Empreendedor
As pessoas são o motor da mudança! Empoderar pessoas é trilhar um caminho de transformações positivas e o empreendedorismo é uma importante ferramenta nesse processo. Diferente do que muitos pensam, um empreendedor não nasce pronto, ele se desenvolve ao longo de sua trajetória de vida tendo como base as experiências vividas e as oportunidades e conhecimentos aos quais teve acesso. Acessar novos conhecimentos, conhecer ferramentas que permitam pensar e planejar o futuro, tomar consciência de suas habilidades e capacidades e trocar experiências são parte fundamental do processo de desenvolvimento de um empreendedor. Nosso Programa de Desenvolvimento do Perfil Empreendedor tem como foco despertar nas pessoas o seu potencial para empreender, unido desejos, sonhos e habilidades à ferramentas que permitam o planejamento, direcionando para ações de geração de trabalho e renda que valorizem as vocações e oportunidades em seu território contribuindo com a autonomia, a sustentabilidade e o desenvolvimento socioeconômico dos territórios.
Formação Empreendedora
O conhecimento é a principal ferramenta do empreendedor. Conhecimento sobre suas capacidades, sobre seu território, sobre o mercado, acesso a ferramentas que facilitem a gestão de seu negócio e estimulem sua capacidade de criar e planejar. Considerar o afeto, a razão e fornecer ferramentas para que a ação orientada seja possível é o foco desta solução. De forma dinâmica e criativa, oferecer ferramentas inovadoras de gestão que possibilitem a estruturação ou fortalecimento de um negócio, considerando os sonhos, as oportunidades e as vocações locais. Por meio de oficinas estruturadas e adequadas às demandas e realidades de cada território, os conteúdos são apresentados utilizando elementos do dia a dia dos empreendedores e considerando suas experiências de vida. Temáticas como comportamento e atitude empreendedora, inovação e oportunidades de mercado, modelagem de negócios, gestão estratégica e financeira, bem como marketing e vendas são trabalhados de forma prática e dinâmica. Outros conteúdos poderão estar presentes de acordo com a demanda de cada grupo ou território.
Apoio à criação e desenvolvimento de negócios sociais (Incubação)
Na maior parte das vezes abrir um negócio não é problema, mas manter ele funcionando de forma economicamente sustentável e ativo no mercado que é o grande desafio. Dentro desse contexto apoiar os empreendedores nessa trajetória é fundamental para ampliar as chances de sucesso no mercado ao mesmo tempo que os empodera no sentido de usar suas habilidades e capacidades para promover desenvolvimento territorial social, econômico e cultural. A incubação de negócios se dá a partir dos seguintes pilares:
- Apoio técnico e desenvolvimento de estratégias e processos gerenciais;
- Estruturação física de espações produtivos;
- Consultorias técnicas especializadas;
- Inclusão de tecnologias e ferramentas inovadoras nos processos de gestão e produção;
- Valorização do mercado local e abertura de novos mercados;
- Estruturação de parcerias locais;
- Fomento a estruturação de redes de apoio.
Articulação para Desenvolvimento Territorial
O potencial para a realizações de atividades empreendedoras sejam coletivas ou individuais está diretamente ligado ao ecossistema onde elas estão inseridas. Estar em um território onde as vocações locais foram identificadas, onde existem subsídios para o surgimento de novos negócios, onde as pessoas encontrem mecanismos para se desenvolver como sujeito e como empreendedor é fundamental para a o desenvolvimento territorial sustentável. Os diferentes agentes presentes em uma determinada região são as peças chaves para a estruturação desse ecossistema. O foco desta solução é estruturar um plano de desenvolvimento territorial sob a ótica do empreendedorismo, que considere as vocações locais e regionais, criando mecanismos de fomento as ações empreendedoras, ao mesmo tempo que articula as atividades dos diferentes atores, promovendo uma direção estratégica única para o território.
Benefícios para Empresas Parceiras
- Resultados efetivos que refletem positivamente no mercado;
- Valor agregado a marca refletindo de forma positiva no mercado e nos territórios onde atua;
- Construção de um relacionamento mais próximo com as comunidades;
- Possibilidade de criação de programas que estejam mais aderentes as necessidades das comunidades;
- Maior clareza e monitoramento dos resultados dos investimentos;
- Estratégias de marketing alinhadas as ações realizadas nos territórios;
- Utilização de incentivos fiscais;
- Maior acesso a ferramentas e tecnologias de ponta que estão sendo implementadas in loco;
- Maior aderência dos consumidores a marca.
BENEFÍCIOS PARA A COMUNIDADE
- Estímulo a criação de novos negócios;
- Aumento das oportunidades de geração de trabalho e renda;
- Apoio para desenvolver ferramentas de autogestão e sustentabilidade;
- Fortalecer e explorar, de forma colaborativa e construtiva, as potencialidades e vocações locais;
- Estimula a autonomia e auto estima de toda a comunidade;
- Estimula o trabalho coletivo e colaborativo;
- Valorizar a cultura local;
- Cria mecanismos de acesso ao mercado local e a novos mercados;
- Acesso a ferramentas, metodologias e processos de gestão inovadora;
- Melhorar a qualidade de vida das pessoas;
- Promover articulação local, criando um ecossistema de suporte aos empreendedor;
- Promover trocas de conhecimento para ampliar o acesso a Educação.