Projeto de Apoio à criação de desenvolvimento de negócios sociais e Articulação para desenvolvimento Territorial
Parceiro: Fundação Vale
Escopo
Desenvolver o potencial empreendedor das localidades onde é implementado, buscando apoiar negócios sociais incipientes, contribuindo para seu fortalecimento e criando oportunidades de geração de trabalho e renda que impactam diretamente no desenvolvimento do território. Esse objetivo é alcançado a partir do fomento a atitude empreendedora, da formação intensiva para modelagem de negócios e assessorias técnicas especializadas para o desenvolvimento de produtos e serviços que tenham aderência ao mercado e possam alavancar efetivamente os empreendedores envolvidos no processo.
Status: em execução
Território de Atuação
Ibiraçu - ES
Com aproximadamente 12 mil habitantes o Município de Ibiraçu está situado na microrregião do litoral Nordeste do estado do Espírito Santo, a cerca de 75 Km dos grandes centros, como Linhares, Colatina e Vitória. Além disso, possui uma rede ferroviária conectando os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Colonizada por italianos apresenta um grande potencial para o Turismo, com ênfase no turismo religioso, que tem como principais atrações o Monteiro Zen Budista, o Santuário Diocesano da Saúde e o caminho da sabedoria. O setor de atividade econômica que mais emprega no município de Ibiraçu é o setor primário, empregando 5.346 pessoas (51% do total), representado pelos trabalhadores com relação à zona rural, agricultura, pecuária, silvicultura, por exemplo. O setor terciário ocupa a segunda posição com 4.166 pessoas ocupadas (40% do total), representado pela prestação de serviço e atividades comerciais ou turísticas e o setor secundário absorve 1.008 trabalhadores (10% do total), representado pelas indústrias e construção civil.
Público Alvo
Empreendedores formais ou informais que estejam iniciando seus negócios, que atuem no município de Ibiraçu e que produzam de forma coletiva ou familiar com o objetivo de gerar renda e ampliar as oportunidades para sua comunidade.
Execução
Para este projeto foi desenvolvida uma metodologia que envolveu três etapas visando conhecer o território, mapear seus empreendedores e incubar os empreendimentos buscando fortalecê-los. Inicialmente realizamos um levantamento territorial com foco no perfil empreendedor buscando conhecer o potencial do território, suas vocações, desafios e principalmente, identificar seus empreendedores e negócios. Com os empreendedores mapeados foi iniciada uma formação em Gestão e Empreendedorismo visando troca de experiências e apresentação de conteúdos importantes para a construção do modelo de negócios. A avaliação dos modelos de negócio resultou na seleção de 7 empreendimentos que estão em processo de incubação, onde recebem apoio técnico especializado, consultorias estratégicas para aprimorar os modelos de negócios, consultoria em comunicação e marketing para desenvolver suas identidades visuais e acessar mercados digitais, bem como adequar a estrutura de seus espaços de produção. Para este projeto foi desenvolvida uma metodologia que envolveu três etapas visando conhecer o território, mapear seus empreendedores e incubar os empreendimentos buscando fortalecê-los. Inicialmente realizamos um levantamento territorial com foco no perfil empreendedor buscando conhecer o potencial do território, suas vocações, desafios e principalmente, identificar seus empreendedores e negócios. Com os empreendedores mapeados foi iniciada uma formação em Gestão e Empreendedorismo visando troca de experiências e apresentação de conteúdos importantes para a construção do modelo de negócios. A avaliação dos modelos de negócio resultou na seleção de 7 empreendimentos que estão em processo de incubação, onde recebem apoio técnico especializado, consultorias estratégicas para aprimorar os modelos de negócios, consultoria em comunicação e marketing para desenvolver suas identidades visuais e acessar mercados digitais, bem como adequar a estrutura de seus espaços de produção.
Principais Resultados no Período
- Incubação de 7 empreendimentos;
- 42 empreendedores apoiados;
- 60 horas de treinamento em temas específicos;
- Criação de 5 identidades visuais;
- Estruturação de 7 canais de venda digital;
- Inclusão digital de 7 empreendimentos com criação de mecanismos de venda digital.
- Realização de 8 Fóruns de Empreendedorismo Social na cidade.
Depoimentos
“O projeto chegou trazendo incentivo e aprendizado para que esse grupo se formasse. O apoio de vocês tem contribuído muito para que possamos alcançar nossos objetivos. Temos inúmeras dificuldades a superar ainda, mas agora temos a certeza de que estamos no caminho certo.”
Ana Maria, gestora do empreendimento Maria Arteira
“O projeto tem sido incrível e mostra o quanto estamos caminhando rumo ao sucesso. É sempre muito bom trocar experiências com outros empreendedores e aprender coisas novas sempre e isso mostra a importância desse projeto em nossa comunidade.”
Nádia Conceição, integrante do grupo Mulheres Quilombolas