Projeto de Apoio à criação de desenvolvimento de negócios sociais e Articulação para desenvolvimento Territorial
Parceiro: Fundação Vale
Escopo
Contribuir para o desenvolvimento e fortalecimento de negócios sociais produtivos em Itabirito, respeitando as vocações locais e criando oportunidades de geração de trabalho e renda, a partir do fomento as atitudes empreendedoras, do estímulo ao aprimoramento dos processos de gestão e da criação de novas ferramentas de acesso à mercado. A promoção de um ambiente propício para o desenvolvimento do sujeito empreendedor, permite a ampliação dos potenciais coletivos, contribuindo para a criação de mecanismos de desenvolvimento territorial efetivos.
Status: Em andamento
Período de Execução: janeiro de 2018 a dezembro de 2020 – 24 meses
Itabirito - MG
Público Alvo
Execução
Colaborar com o desenvolvimento dos empreendedores do município por meio da identificação do perfil empreendedor do território, da capacitação em Gestão e Empreendedorismo para negócios produtivos já atuantes na região e, posteriormente, a incubação de 8 desses negócios, visando contribuir com seu crescimento e fortalecimento, criando valor compartilhado. A incubação está em fase de implementação e já alcançou muitos resultados.
Principais Resultados Preliminares
– Incubação de 8 empreendimentos;
– 69 empreendedores apoiados;
– 80 horas de treinamento em temas específicos;
– Criação de 8 identidades visuais;
– Estruturação de 8 canais de venda digital;
– Inclusão digital de 7 empreendimentos com criação de mecanismos de venda digital.
Depoimentos
“Além de todos os avanços proporcionados pelo projeto no que diz respeito às questões de gestão do nosso negócio, somos impulsionadas a dominar novas ferramentas de interação virtual. Nesse sentido acreditamos que o projeto nos atualiza e prepara para os desafios, principalmente pós pandemia.”
Vânia, gestora do Empreendimento Memórias de Agulha
“Eu gostaria de agradecer o apoio que o projeto vem dando ao grupo. Se não fosse o projeto não sei o que seria de nós. O fornecimento de EPIs, as parcerias que estão sendo estabelecidas, o acompanhamento do nosso trabalho, a ajuda nos momentos difíceis de pandemia e, principalmente, por nos ajudar a manter os portões abertos. Penso no projeto hoje como uma vitória para nosso grupo.”
Erotídila Santos, Presidente da Associação de Catadores de Itabirito – ASCITO