Parceiro: Fundação Vale
Proposta
O turismo religioso é a principal atividade econômica do município de Ibiraçu, além dos tradicionais pastéis vendidos à beira da rodovia nas lanchonetes locais. Apesar do artesanato ser um elo importante da cadeia do turismo, na região este segmento é pouco estruturado e pouco aderente a identidade local. Acostumadas a trabalhar de forma individual, as artesãs de Pedro Palácios perceberam que juntas poderiam se fortalecer e alcançar resultados mais efetivos. É diante desta realidade que ocorre a incubação do empreendimento Maria Arteira. Estruturar um coletivo de artesãs que trabalhe juntas em prol do desenvolvimento do artesanato no território, criando mecanismos para fortalecer o artesanato religioso, agregando valor de forma estruturada e ampliando o acesso a mercados mais estruturados é a proposta desse projeto que vai permitir a geração e o incremento da renda de forma sustentada para as mulheres artesãs de Ibiraçu.
O Grupo
O o empreendimento Maria Arteira caminha como um grupo produtivo formado por 6 mulheres da comunidade de Pedro Palácios, distrito de Ibiraçu, Espírito Santo. Inicialmente trabalhavam com peças artesanais feitas com folha de bananeira, bordados a mão em geral e itens para bebês. A partir de uma consultoria de curadoria, foi gerado um portifólio mais estruturado e com produtos definidos com base nas habilidades das artesãs, ampliando a qualidade dos produtos, implementando processos de gestão para que o grupo possa acessar novos mercados, incluindo mercados virtuais.
Execução
Estimular o fortalecimento do coletivo Maria Arteira, criando um mix de produtos que permita o acesso do empreendimento a novos mercados é o que está sendo trabalhado junto as artesãs. O foco no desenvolvimento das capacidades empreendedoras das artesãs, atrelado a criação de ferramentas de gestão customizadas que permitirão a estruturação dos processos financeiros, produtivos e comerciais, possibilitando acesso à novos mercados e buscando um incremento significativo de renda. Essas ações promoverão visibilidade e autonomia da Maria Arteira e, principalmente, das empreendedoras, contribuindo para que elas criem mecanismos de sustentabilidade mais adaptados para o negócio.
Principais Resultados
- Capacitação de 6 mulheres em Empreendedorismo e Gestão;
- Estruturação do coletivo com desenvolvimento das habilidades empreendedoras;
- Criação de portifólio estruturado com mix de produtos mais aderente ao mercado;
- Criação de identidade visual para reposicionamento do empreendimento;
- Desenvolvimento de estratégia de comunicação para acessar mercados digitais;
- Estruturação de processo de produção aumentando a capacidade produtiva e a qualidade dos produtos;
- Implementação de processos de gestão de equipe, financeira, produção e comunicação.
Depoimento
“O projeto para a Maria Arteira chegou trazendo incentivo e aprendizado para que esse grupo se formasse e esse foi nosso maior ganho. O apoio de vocês tem contribuído muito para que possamos alcançar nossos objetivos. Já aprendemos muito e temos ainda muito para aprender e inúmeras dificuldades para superar ainda.”
Ana Maria, gestora comercial da Maria Arteira.